Médios centro (nº 8 tipo Lucho ou nº 10 tipo Aimar) no Mercado!

Analisando alguns factores, como:
- Porto tem uma grande lacuna no plantel desde a saída de Lucho, pois falta claramente um nº8 que consiga ter posse de bola.
- Benfica vive um pouco na incerteza de saber se poderá contar com Aimar ou Carlos Martins, pois são dois jogadores que estão constantemente lesionados, e deixam a posição 10 dependente de um Felipe Menezes ainda jovem e que não me parece ser um jogador fora do comum.
- Sporting com a nova táctica de Carvalhal, com um meio campo mais povoado, denota alguma falta de opções no meio campo, e atendendo à fraca época do Moutinho, parece-me que falta um nº 8 à equipa.
Tendo em conta estes factores, indicamos algumas opções que se encontram no mercado para a posição 8 ou 10:

Médio centro (nº8)
Nemanja Matic - O jovem médio que o Chelsea contratou esta época, não se conseguiu impor na equipa londrina sobrelotada com muitas opções para essa posição. No entanto é um jovem bastante promissor que se destacou no último campeonato da Europa de sub21, onde demonstrou boa cultura táctica e bom toque de bola. Já é internacional pela Sérvia, e como tal quererá rodar e jogar mais, para poder sonhar ir ao Mundial. Tem 21 anos e 1,97.

Diego Souza - O médio que não singrou no Benfica e que joga actualmente no Palmeiras, desde que saiu do clube da luz, tem feito sempre parte do 11 ideal do Brasileirão, e é na minha opinião um dos melhores médios a actuar no Brasil, sendo mesmo chamado recentemente por Dunga para a selecção. Caracteriza-se por ser um médio total no meio campo que tanto defende como ataca, e que também é um bom finalizador. Tendo em conta que o Palmeiras está a passar uma grave crise e não se apurou para a Libertadores, poderá sair já em Janeiro. Tem 24 anos e 1,86.

Hernanes - É claramente, juntamente com Diego Souza o melhor médio a actuar no Brasil, mas destaca-se por ser mais rápido, e pela sua versatilidade, pois pode actuar a médio interior, no lado direito, ou mesmo a nº 10, tem uma grande técnica individual, e é um bom marcador de bolas paradas. Talvez tenha chegado a altura de sair do Brasil. Tem 24 anos e 1,80.

Rafael Carioca - A época passada, com apenas 19 anos foi eleito o 3º melhor volante do Brasileirão, sendo adquirido pelo Spartak de Moscovo, no entanto não se impôs na Rússia, e os sites brasileiros falam que o Vasco da Gama que subiu este ano de divisão poderá adquirir o jogador por empréstimo. Seria claramente uma pena que os clubes portugueses não aproveitassem esta pérola, que pode jogar tanto a 8, como a trinco, que se destaca por jogar de cabeça levantada, ser muito forte no passe, e ter uma grande técnica individual. Tem 20 anos, 1,79.

Tiago- É um jogador que está no mercado, mas parece-me pouco provável que possa vir para Portugal nesta fase da sua carreira.

Médio Centro (nº10)
Darío Conca - O médio criativo do Fluminense, é claramente um dos jogadores mais espectaculares a jogar na América do Sul, pois com o seu toque de bola, e com a grande técnica individual que tem, encanta os adeptos do futebol, a prova disso foi a eleição este ano de melhor jogador pela torcida brasileira de todos os clubes. O valor dele de mercado, deve rondar os 2 milhões de euros, o que é algo compatível com a realidade nacional. Tem 26 anos, 1,67.

Diego Buonanotte - No passado Verão comentou-se que Porto, Benfica e Sporting estariam interessados neste prodígio, quem sabe se não vai haver mais uma investida já em Janeiro. O seu empresário nunca escondeu que queria que ele jogasse em Portugal, para depois dar o salto para outro grande europeu. O seu talento é algo fora do comum, pois é um dos jogadores mais evoluídos tecnicamente do Mundo, o problema é o seu preço, mas penso que isso poderá ser superado com a aquisição apenas de uma percentagem do passe. Tem 21 anos e 1,60.

Giovani dos Santos - Desde que saiu do Barcelona ainda não se conseguiu impor no Tottenham, a época passada esteve emprestado ao modesto Ipswich Town, mas é inegável que é um jogador com grande qualidade, e que em ano de Mundial poderá ser uma boa aposta para algum clube português, pois quererá de uma vez por todas demonstrar aquilo que vale. Pode jogar também como 2º avançado, ou descaído para uma das alas, e apesar de considerar ser uma aposta de risco pois ele tem sido pouco constante, está no mercado, e penso que se podia adaptar bem a Portugal. Tem 20 anos e 1,73.

Nicolás Lodeiro -  O jovem uruguaio destacou-se no último Mundial sub20, e tem sido convocado para a selecção principal. Destaca-se pela sua visão de jogo, qualidade de passe, e por não ter medo em ter a bola. Tendo em conta que ainda joga no Uruguai poderia chegar a Portugal por um preço mais acessível. Tem boas hipóteses de ser titular no Mundial. Tem 20 anos e 1,70.

Pastore/Dzagoev/Hazard/Deffour - São tudo jovens com qualidade, que podem dar o salto para outros clubes, mas que nunca viriam para Portugal.

Etiquetas: