Ciclismo - Epílogo de 2009 e Antevisão de 2010


O ano de 2009, marcou o regresso de Lance Armstrong à competição, que logo provocou ondas de euforia e contestação, e vários artigos e polémicas à mistura.

Contudo e apesar de toda a qualidade do americano, a grande figura do ano foi o espanhol Alberto Contador que voltou a vencer o Tour, e demonstrou ser o ciclista mais forte da actualidade em provas superiores a 10 dias. Os outros destaques, vão para a vitória de Menchov no Giro, Valverde na Vuelta e a surpreendente vitória de Cadel Evans no Mundial. No entanto, na minha opinião os dois ciclistas que melhor estiveram no ano de 2009, atrás do super Contador, foram Fabian Cancellara o melhor contra-relojista do Mundo e um dos ciclistas mais espectaculares do momento, e Mark Cavendish que dominou quase todos os sprints do ano, e é depois de Cippolini o sprinter mais dominador do ciclismo Mundial.

A nível nacional, pela positiva a destacar a boa época internacional de Rui Costa, e o 2º lugar de  Nelson Oliveira no Mundial. Pela negativa, a figura de Nuno Ribeiro que foi a ovelha negra do ano e a própria equipa da Liberty, que com os vários casos de doping, bloqueou qualquer tentativa de afirmação de uma equipa nacional no estrangeiro.

2010

Parece-me que vai ser um grande ano de 2010, e as grandes competições como a Vuelta, Giro e principalmente o Tour prometem ser recheadas de interesse e espectáculo.

A nova equipa de Lance Armstrong a Radio Shack, a Astana de Contador, a nova equipa da Sky de Wiggins, a super equipa da Saxo-Bank dos irmãos Schleck, a Caisse d`Espargne de Valverde, e as equipas americanas Garmin e Columbia prometem animar o ano.

Os ciclistas que irão estar em destaque, serão os clássicos, Armstrong, Contador, Valverde, Andy Schleck, Cadel Evans e Menchov. E as grandes surpresas ou confirmações poderão ser Boasson Hagen, Vincenzo Nibali e Roman Kreuziger.

A nível nacional, será um ano bastante importante, pois vários corredores portugueses irão correr no estrangeiro, como o Sérgio Paulino, e as grandes promessas do ciclismo nacional, o Rui Costa, Manuel Cardoso e Tiago Machado. O sucesso dos mesmos, poderá significar um passo importante no desenvolvimento do ciclismo português.

Etiquetas: